O disse me disse do Republicanos com o Solidariedade
Você imagina dois matutos, cada um com uma jaca e os dois brigando, discutindo, no debate cada um querendo provar que a sua jaca tem mais bagos do que a do outro, mas onde nem um e nem o outro contam os bagos da jaca e mostram para todos que estão interessados em saber qual dos dois tem a jaca que tem mais bagos.
É assim que termina em todas as eleições de Gravatá a decisão de líderes políticos se unirem em acima de resultados de pesquisas. Quando o assunto é fazer uma pesquisa e aquele que estiver na frente será o candidato a prefeito no fim só dá confusão.
Isso já foi tentado em muitas eleições, e o exemplo simbólico foi a eleição de Silas Salgado, candidato de Luiz Prequé, onde Joaquim Neto, João batista, Anastácio e outro que não lembro o nome, decidiram se unir depois da realização de uma pesquisa.
Os quatro sentaram e decidiram se unir contra o candidato de Luiz Prequé, decidiram fazer uma pesquisa e o nome mais votado seria o indicado. Nem um deles sequer concordou com o resultado e cada um saiu candidato isoladamente. Na apuração, Silas salgado, candidato de Prequé, teve pouco mais de 9.000 votos. Os outros juntos tiveram pouco mais de 15 mil votos que não serviu para nada e assim Silas foi declarado prefeito de Gravatá.
Portanto, toda vez que você ouvir essa conversa mole de que vamos fazer uma pesquisa e aquele que for o primeiro lugar será o candidato, saiba que não vai dá em nada, tenha a certeza de que a única coisa que vai acontecer é ficarem discutindo e cada um dizendo que a sua Jaca tem mais bagos do que a do outro.
Toda união política só acontece quando um cede e aceita abrir mão da candidatura e apoiar a candidatura do outro. O resto é jaca mole podre e ninguém gosta de comer bagos de jaca podre.